Deslembrança

Deslembrança
– Quanto é?
– Quatro reais – respondeu a vontade de não estar ali do homem.
– Uôôôôôôôu! – gritei com um pouco de riso na curva da voz, pra ver se incomodava o mau humor dele. Mas nunca ninguém ignorou tão bem algo constrangedor como aquilo. E eu também nunca tinha comprado uma lata de coca-cola tão cara.
– Querido, ela já tá acostumado.
– É, eu sei.
Depois que percebi que a cara da minha menina não ia mudar a não ser que nos sentássemos nalgum lugar, resolvi atravessar a rua e me acomodar com ela na calçada. É que o lado de cá tava ocupado pelos carros de cachorro quente. E fizemos.
Aí a moça que abriu o show cantando com a maior alegria a plenitude que entrou por um portão azul, Lorena Chaves, apareceu. Despachou alguém com um case num táxi, ou num carro que me pareceu um táxi, e deu mole do lado de lá da rua. Então:
– Oi, Lorena, que saudades! Há quanto tempo!
Um oi e um sorrisinho inocente ela deu.
– É mesmo, há quanto tempo! Você lembra da gente? – completou minha querida.
A Chaves se perdeu. O sorriso com que nos recebeu torceu o joelho e entrou um franzido perplexo de lábios e sobrancelhas pra tentar catar o pênalti. Nós nos seguramos no papel. Ela se remexeu dentro da carne e balbuciou algum silêncio enquanto mexia devagar a cabeça pra lá e pra cá com seus olhos bem abertos caçando alguma memória nos nossos. Ou pra ver se a lembrança lhe caía pelos ouvidos enquanto os tombava.
– Poxa, gente. Eu acho que…
A moça fazia piada há pouco tempo pra centenas, talvez mil e poucas pessoas e agora:
– Poxa, eu acho que não – lamentou. E eu pude ver um descontentamento verdadeiro naquela deslembrança sem jeito.
– Relaxa, a gente não se conhece – eu falei. E ri.
E minha namorada riu.
E a Chaves?
Riu e – Boa essa, hein? – suprimiu todo o desgosto que imagino que lhe consumia.
Temperou-se.
Um fruto do Espírito Santo!
Deixa um comentário para a posteridade

